EnglishHebrewPortugueseSpanish

SOBRE

Nesse link constarão:

  • Aspectos históricos da evolução do projeto da Israel Square;
  • Informações sobre nosso grupo.

É com grande satisfação que nós da Youadvanc3D damos início a existência da primeira versão da Virtual Israel Square, projeto do Arquiteto Djalma Silva (pseudônimo artístico Djan Tythan).

EMPRESAS

A Youadvanc3D surgiu mais recentemente com o intuito de ser uma empresa mais ampla em atuação mercadológica que sua afiliada YouDigital, com mais de 10 anos no mercado e mais restrita à prestação de serviços na área de informática. Ambas as empresas são de propriedade do Arquiteto Djalma Silva.

O projeto físico da Israel Square (Praça ou Memorial de Israel) é mais que uma obra, é uma missão e que nos exige muita dedicação e esforços no intuito de reunir maiores apoios e recursos financeiros para sua execução. Decidimos tornar mais extensa a abrangência geográfica desse projeto e, para tal, convidamos pessoas e entidades a serem nossos colaboradores.

A afiliada YouDigital já prestou serviços ao ICI (Instituto das Cidades Inteligentes) no ano de 2017 a 2018, em contrato de 12 meses, onde efetuamos com êxito a prestação de serviços de consultorias e análises em TI, como Business Intelligence, Artifical Intelligence para fins de criação de aplicativos ao serviço público. Atualmente (ano de 2019) estamos com novo contrato com o ICI para fins de aplicação de recursos de Visão Computacional e Computação Gráfica, com objetivo de criar a maquete eletrônica inteligente para a cidade de Curitiba. 

PROSPECÇÃO DE RECURSOS

Já temos sinalizados alguns potenciais patrocinadores/investidores para a realização física dessa obra, mas é de suma importância a maior difusão desse projeto, incluindo a ciência por parte de nosso atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que em breve receberá a apresentação desse projeto, o qual representa um importante marco físico da aliança entre o Brasil e Israel.  O fato desse projeto ser sui generis em escala mundial, trará a visitação de turistas do mundo todo e, com isso, além de divisas para nossa nação, mas uma atenção mais especial dos aliados do Brasil em Israel e nos EUA.

HISTÓRIA DO PROJETO DA PRAÇA DE ISRAEL

O projeto nasceu de um pedido de um saudoso vereador da cidade de Curitiba e amigo do arquiteto Djalma, o vereador Jair Cézar, que infelizmente nos deixou em janeiro de 2019. Em junho de 2012, Jair Cézar, deu a incumbência ao arquiteto Djalma de realizar um anteprojeto diferente para uma praça que seria chamada Praça de Israel, situada, ainda naquela época, no bairro Tingui, distante 8 km do centro da cidade de Curitiba. Ele pedia que o projeto tivesse algum elemento que apontasse para Jerusalém.

De posse desses requisitos, o arquiteto pesquisou a cultura israelita e compôs elementos em uma proposta muito diferente das habituais praças urbanas. Contendo elementos que costuram a ligação cultural entre Israel e Brasil (mais especificamente pelos aspectos de Curitiba no Paraná), mas que possuem múltiplos usos e significados, constituindo-se em um novo paradigma projetual de Arquitetura e Urbanismo, que o arquiteto nomeou como Arquitetura e Urbanismo de Polivalência.

Dentre os elementos propostos naquela época, diante da área que lhe foi destinada, estavam um Relógio de Sol que misturava-se à ideia de representar, cubisticamente, a fachada estilizada do Tempo de Salomão da época de Herodes, a Hiperestrela de David que além de ser uma representação tridimensional da famosa Estrela ou Escudo de David, cuja pode ser visualizada em diversas posições, mas também serve como um gnômon astronômico e que aponta de forma muito especial e natural para cidade de Jerusalém, conforme o pedido de Jair Cézar. Outro elemento de muito destaque é a Heliocária, um poste usado para a auxiliar na iluminação pública da área, que lembra estilizadamente uma Araucária Angustifolia (o pinheiro do Paraná), que é a árvore símbolo de Curitiba e que tem seu fuste (que representa o tronco e galhos da árvore) em textura que lembra exatamente a árvore em questão. Os tufos das araucárias estão nas extremidades dos galhos e a Heliocária tem suas campânulas de luminárias em cor esverdeadas justamente para representar essa situação. Porém, apesar de sua geometria espacial muito assimétrica e que remete a organicidade das árvores, essa geometria foi meticulosamente calculada pele arquiteto, para que nos equinócios de março e setembro, a sombra na Heliocária, criada no piso da praça, pela luz solar, ao meio dia solar de Curitiba, seja formada a Menorah, a qual é o candelabro de 7 pontas muito famoso em Israel desde os tempos de Moisés. 

Há muitos outros elementos interessantes nesse projeto e não cabe aqui, nesse item da Virtual Israel Square, detalhar. Muitos desses aspectos são ou serão abordados em itens como os botões Científicas, Simulações presentes na página Início desse website.

Pode-se dizer que a Israel Square é mais que uma praça, mas um verdadeiro observatório astronômico, com fins didáticos, científicos, históricos, culturais, de lazer, turísticos dentre outros.

O projeto ganhou maior relevo a partir de 2017, quando foi apresentado ao prefeito de Curitiba, e que decidiu reservar uma nova área para esse projeto em região muito mais central e privilegiada, sendo 3 vezes maior em área (cerca de 5 mil metros quadrados).

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Temos apoio institucionais importantes para o projeto, porém precisamos aumentar esses apoios a fim de conseguirmos levantar recursos para podermos edificar essa obra fisicamente. Nesse sentido dividimos tal tarefa em duas fases: Formação de lobby para reforçar a divulgação e onde criamos a campanha da Medalha de Israel e seus Títulos de Cotistas e a fase seguinte, que é a busca por investidores já prospectados, mas que precisam de maiores abordagens e com maiores recursos preliminares para visitações, incluindo viagens, melhores apresentações etc.

 

 

Alguns dos clientes que a YouDigital, empresa afiliada da Youadvanc3D, já desenvolveu ou desenvolve trabalhos: